terça-feira, 24 de julho de 2007

FDA quer mais informações sobre Pristiq no tratamento dos sintomas da menopausa

A Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) recusou a aprovação do Pristiq (desvenlafaxina), um medicamento da Wyeth, em fase experimental, destinado ao alívio dos sintomas da menopausa.

A entidade reguladora emitiu uma carta de aprovação onde se salienta que são necessárias mais informações acerca do medicamento antes de poder ser tomada uma decisão final. Segundo afirmou Rita Chapelle, porta-voz da FDA, a candidatura submetida pela Wyeth está completa em vários aspectos, mas os cientistas exigiram mais informações sobre o tratamento antes de o aprovarem. A emissão de uma carta de aprovação indica que a FDA considera que o produto deveria ser aprovado, mas requer detalhes adicionais para que o possa garantir um parecer final.

“Espero que o Pristiq seja aprovado”, frisou Barbara Ryan, analista do Deutsche Bank. Depois disso, a utilização do fármaco no tratamento dos sintomas da menopausa deverá depender dos custos, isto porque, segundo referiu Ryan, “algumas mulheres poderão não querer pagar mais por um medicamento que não funciona tão bem como o Premarin”. Caso seja aprovado, as vendas do Pristiq poderão ascender aos 216,8 milhões de euros em 2012, prevê Steven Scala, analista da Cowen & Co.

A utilização do fármaco no tratamento da depressão profunda está também a ser analisada, tendo já recebido uma carta de aprovação da FDA. A farmacêutica norte-americana pretende agora enviar uma missiva que responde a todas as informações requeridas e está confiante que o medicamento possa ser aprovado no primeiro semestre de 2008 com estas indicações de utilização.

Marta Bilro

Fonte: Firts Word, CNN Money, Chron.com

Sem comentários: