terça-feira, 24 de julho de 2007

No tratamento de doentes com sida em falha terapêutica
Darunavir é mais eficaz do que o lopinavir

O anti-retroviral darunavir revelou ser mais eficaz do que o lopinavir no tratamento de doentes com sida em situação de falha terapêutica. Um estudo desenvolvido por cientistas do Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis/Sida de São Paulo aferiu que o darunavir, aprovado em Junho no Brasil, e que em breve deverá ser disponibilizado no mercado, permitiu reduzir a carga viral dos doentes em que foi testado.

Segundo José Valdez Madruga, investigador que conduziu o estudo que comparou os dois fármacos, que ao longo de 48 semanas acompanhou 595 pacientes, houve mais doentes no grupo tratado com darunavir a conseguir baixar significativamente a sua carga viral, com menos efeitos colaterais do que os mais diagnosticados nos pacientes tratados com o lopinavir: 31 por cento dos doentes do primeiro grupo tiveram problemas de diarreia após a toma do medicamento, enquanto no segundo grupo foram 41 por cento os casos em que aquele efeito secundário se manifestou. “O único efeito colateral superior mais presente no darunavir foi a alergia de pele”, explicou o investigador, referindo que 16 por cento dos doentes que usaram o novo medicamento apresentaram aquele problema.
Tal como o farmacia.com.pt oportunamente noticiou, o darunavir é a mais recente esperança dos doentes com sida, mas em Portugal ainda não tem a autorização do Infarmed para entrar no mercado. O fármaco, que se destina exclusivamente a ser usado em meio hospitalar, tem revelado sucesso no combate ao VIH2, mas o Estado português argumenta não ter ainda dados conclusivos dessa efectividade, pelo que ainda não autorizou a sua utilização em seres humanos.

Carla Teixeira
Fonte: Agência de Notícias da Sida, jornal «24 Horas»

Sem comentários: