terça-feira, 3 de julho de 2007

Biogen e Cardiokine associam-se para desenvolver Lixivaptan

A Biogen Idec Inc. e a Cardiokine associaram-se para desenvolver um composto oral destinado ao tratamento da hiponatremia em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva. O fármaco deverá entrar em ensaios clínicos de Fase III ainda este ano.

O Lixivaptan, nome atribuído à substância, é um antagonista receptor de vasopressina V2 selectivo que, em testes clínicos, demonstrou benefícios no tratamento da hiponatremia.

Esta condição é detectada quando a concentração de sódio no sangue desce em demasia derivado do excesso de diluição, aumentando a quantidade de água no corpo e originando um desequilíbrio do sódio e da água no organismo. O medicamento faz com que a água seja expelida pelos rins sem afectar o nível do sódio e dos outros electrólitos.

A Biogen adquiriu os direitos de desenvolvimento e comercialização do fármaco num negócio que pode ascender aos 162 milhões de euros. A Cardiokine, farmacêutica especializada em medicamentos para o tratamento da insuficiência cardíaca, mantém o direito de opção para a promoção conjunta do Lixivaptan nos Estados Unidos da América. O acordo, que deverá entrar em vigor no terceiro trimestre deste ano, está sujeito à aprovação das entidades reguladoras.

Marta Bilro

Fonte: Forbes, The Boston Globe, Triangle Business Journals, Biogen Idec.

Sem comentários: