terça-feira, 3 de julho de 2007

Brasil recebeu 9 toneladas de genérico do Efavirenz

O Ministério da Saúde brasileiro já tem em sua posse o primeiro lote da versão genérica do antiretroviral Efavirenz, utilizado no tratamento do HIV/Sida. As autoridades terão à disposição nove toneladas do fármaco, tendo recebido 3,3 milhões de comprimidos na versão de 600 miligramas e 108 mil cápsulas de 200 miligramas, adquiridas pelo governo ao laboratório indiano Aurobindo.

Até ao inicio do próximo ano, deverão ser importados pelo Brasil mais oito lotes, quatro deles provenientes da farmacêutica Ranbaxy, também da Índia. Esta medida foi possível depois do presidente brasileiro, Lula da Silva, ter decretado, em Maio, o licenciamento compulsório do medicamento face ao aumento exponencial do número de casos de seropositivos no país.

O processo de aquisição do primeiro lote ficou a cargo da Unicef. A medida provocou uma quebra no preço dos comprimidos na versão de adulto (600 miligramas) de 1,15 euros para 38 cêntimos. Por sua vez a dosagem de uso infantil (200 miligramas) desceu dos 49 para os 17 cêntimos.

A compra da versão genérica do Efavirenz permitirá uma redução de 71,35 por cento no custo anual do tratamento de pacientes que usam o comprimido de 600mg. No caso dos pacientes que usam a versão em cápsula de 200mg, a redução rondará os 65,6 por cento. No total, estima-se uma redução de 11,8 milhões de euros nos gastos (R$30,6 milhões). A Merck Sharp & Dohme, detentora da patente do medicamento, deverá receber uma taxa de royalties de 1,5 por cento, paga pelo governo brasileiro.

O Efavirenz é o fármaco mais utilizado no Brasil para tratar o vírus, fazendo parte da medicação de cerca de 70 mil pacientes portadores de HIV, quase metade de todos os doentes em tratamento. No total serão adquiridos 13,5 milhões de comprimidos através da Unicef e mais 13,5 milhões com o intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde, quantidade suficiente para preencher o stock do governo durante 12 meses, ou seja, até Agosto de 2008.

No que diz respeito à solução oral do Efavirenz, utilizada no tratamento pediátrico, o governo brasileiro estabeleceu um novo contrato de fornecimento com a farmacêutica alemã, a única produtora no mundo, que deverá ser suficiente até Junho de 2008.

Marta Bilro

Fonte: A Tarde, Globo Online, cosmo.com.br.

Sem comentários: