terça-feira, 3 de julho de 2007

SNS britânico realiza primeiro transplante hepático com dador adulto vivo

Uma equipa de cirurgiões de Leeds, no Reino Unido, realizou o primeiro transplante de fígado entre duas pessoas adultas e com vida no Serviço Nacional de Saúde britânico. A operação, que durou oito horas, envolveu quatro cirurgiões a trabalhar em simultâneo em salas diferentes.

O paciente encontra-se ainda no Hospital de St. James mas, de acordo com os médicos, deverá ter alta nos próximos dias. Stephen Lomas, de 51 anos, está a progredir de forma “excelente”, depois de ter recebido mais de metade do fígado doado pelo próprio filho. Os especialistas estão confiantes de que esta cirurgia pioneira ofereça uma esperança às pessoas que se encontram em lista de espera.

Os transplantes de fígado levados a cabo no Serviço Nacional de Saúde britânico são, por norma, realizados com órgãos disponibilizados por dadores falecidos. Segundo Charlie Milson, hepatologista, um em cada cinco doentes a precisarem de um transplante de fígado acaba por falecer enquanto espera que apareça um dador.

Steven Lomas teve a sorte de encontrar no filho uma hipótese de sobrevivência. “Eles dizem que estou a recuperar bem e sinto-me melhor a cada dia que passa. Precisarei, obviamente, de algum tempo para recuperar mas tudo parece estar bem”, afirmou Lomas. O filho, David Lomas, de 20 anos, recebeu alta hospitalar poucos dias depois da cirurgia.

Conforme explicou Charlie Milson, “o fígado tem duas características importantes que possibilitam o transplante em vida, por um lado é muito maior do que aquilo que necessitamos e por outro pode regenerar-se em semanas caso lhe sejam removidas algumas partes”. Durante esta cirurgia foi removida uma parte do fígado saudável do dador e transplantado para o paciente com insuficiência hepática. “A parte do fígado que permanece no dador irá desenvolver-se dentro de semanas atingindo quase o tamanho normal”, salientou o especialista.

De acordo com dados do Portal da Saúde, em Portugal, o primeiro transplante hepático com dador vivo em adulto foi realizado nos Hospitais da Universidade de Coimbra no dia 5 de Outubro de 2006.

Marta Bilro

Fonte: BBC News, Scotsman, Guardian Unlimited, Portal da Saúde.

Sem comentários: