terça-feira, 3 de julho de 2007

Brasil quer aumentar produção de medicamentos


Novo Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reactivos para Diagnóstico inaugurado em 2009

O Brasil terá, em 2009, um Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reactivos para Diagnóstico (CIPBR). A nova unidade vai permitir aumentar a produção de novos medicamentos.

Trata-se do primeiro centro do país voltado para transformação de medicamentos ainda em fase experimental, e que serão testados em humanos antes de ser produzidos em escala industrial e introduzidos no mercado.

Fazer chegar à população, mais rapidamente, as novas tecnologias farmacêuticas é outro objectivo da nova estrutura que pertence ao laboratório Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz). Segundo avançou a Agência Brasil, poderá ser utilizada, também, para desenvolver projectos de novos medicamentos nascidos na iniciativa privada.


Entre as principais substâncias a serem produzidas estão a eritropoetina humana recombinante, para tratamento de anemias associadas à insuficiência renal crónica, ao cancro e à sida, e o interferon Alfa 2b humano recombinante, usado no tratamento de hepatite e de alguns tipos de cancro.


De acordo com a mesma fonte, o investimento para a construção do centro recebeu, ontem, um reforço do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social brasileiro.

Apesar do Brasil ser responsável por 2% do conjunto de artigos científicos publicados em todo o mundo, é um dos países que menos registam patentes na área de fármacos, vacinas e medicamentos.
Neste sentido, para o ministro da Saúde brasileiro, a nova unidade da Fiocruz, “vai preencher uma lacuna existente no país entre a pesquisa básica e a produção de medicamentos.”

Raquel Pacheco

Fonte: Agência Brasil

Sem comentários: