terça-feira, 3 de julho de 2007

Karo Bio e Wyeth prolongam colaboração

A companhia sueca Karo Bio anunciou que prolongou a colaboração com a Wyeth, no que se refere às pesquisas para a aterosclerose, por mais um ano, até 31 de Agosto de 2008. O objectivo principal do prolongamento é caracterizar componentes de back-up e para avaliar possibilidades clínicas adicionais ao direccionar ao LXR (Receptor Hormonal Nuclear).

A colaboração com a Wyeth começou em 2001 com o intuito de desenvolver novos componentes para o tratamento da aterosclerose com o LXR como receptor alvo. Em Agosto de 2006, a Wyeth entrou na fase I do desenvolvimento clínico que despoletou um pagamento considerável à Karo Bio.

Segundo o presidente da Karo Bio, Per-Olof Wallström, a companhia está satisfeita por poder continuar com a Wyeth na colaboração conjunta e prevêem grandes oportunidades para compostos que têm como alvo a LXR.

LXR é um Receptor Hormonal Nuclear que é um importante regulador do metabolismo do colesterol nos mamíferos. LXR tem muitas características que o tornam um alvo atractivo para o desenvolvimento de fármacos para a prevenção e tratamento da aterosclerose e dislipidemia. A modulação do LXR com pequenos compostos moleculares tem demonstrado que melhora o efluxo do colesterol das células em vasos sanguíneos ateroscleróticos, resultando numa redução na progressão da doença aterosclerótica, em modelos experimentais seleccionados. A modulação do LXR também tem sido implicada na redução da inflamação vascular que, para além do colesterol, é um importante mediador da aterosclerose. Acredita-se que estas características do LXR são de importância crucial para uma nova geração de fármacos para tratar e prevenir com sucesso a aterosclerose.

Isabel Marques

Fontes: Pharmalive


Sem comentários: