terça-feira, 3 de julho de 2007

Novartis Oncology promete inovar no combate ao cancro
Dez medicamentos em dez anos


O presidente da Novartis Oncology, David Epstein, anunciou hoje, em entrevista ao jornal espanhol «El Pais», a intenção da empresa de “lançar um novo medicamento contra o cancro por ano, nos próximos dez anos”. Um reforço do empenho da firma que nos últimos sete anos conseguiu lançar no mercado cinco novas soluções para a doença oncológica.

Agora que começam a chegar aos hospitais e aos doentes os frutos do trabalho de várias décadas de investigação, acelerados na sequência dos recentes avanços na área genética, a Novartis Oncology congratula-se com o sucesso de medicamentos como o Glivec (que revolucionou o tratamento da leucemia mielóide crónica e deu mostras de eficácia noutras neoplasias, como o tumor do estroma gastrointestinal), o Femara (para o cancro da mama) e o Zometa (tratamento das metástases ósseas de vários cancros). Tendo em conta esse palmarés, David Epstein lamentou que “a actual imagem da indústria farmacêutica não seja tão boa como deveria ser, tendo em conta a grande quantidade de coisas boas que ela produz”.
Preconizando uma “maior e mais constante comunicação, nos dois sentidos”, entre os médicos e a indústria, e no momento em que ainda aguarda o resultado de um diferendo que mantém com o governo da Índia para que aquele país reconheça os direitos da patente do Glivec, aprovado nos Estados Unidos em 2001, a Novartis Oncology afirma-se disponível para apostar no lançamento de novos fármacos nos próximos anos, e garante uma cadência anual na distribuição dessas soluções. De acordo com David Epstein, é intenção da empresa suíça lançar um novo fármaco a cada ano, nos próximos dez. O responsável assevera ainda que, nesta fase, estão em ensaios clínicos 13 medicamentos, enquanto outros sete encontram-se prestes a ser registados.

Carla Teixeira
Fonte: El Pais

Sem comentários: