terça-feira, 3 de julho de 2007

FDA aprovou Tamiflu para crianças

A Food and Drug Administration, entidade reguladora do sector do medicamento nos Estados Unidos, aprovou a entrada no mercado farmacêutico de uma versão infantil do Tamiflu, com doses menores, de 30 e 45 miligramas, que poderá ser administrada em pacientes com mais de um ano de idade. A nova fórmula, em cápsulas, tem também a vantagem de poder ser armazenada durante cinco anos, enquanto a suspensão líquida apenas tem um prazo de validade de dois.

O novo fármaco, segundo informações avançadas pela farmacêutica suíça Roche, que o fabrica e comercializa, revelou eficácia no tratamento e na prevenção dos tipos A e B da gripe das aves. Ao mesmo tempo, sublinhou a companhia, quando há muitos países a fazer armazenagem do Tamiflu, prevenindo um eventual surto da doença, a maior validade da nova fórmula reveste especial importância. “A Roche continua a trabalhar para facilitar o acesso e a utilização dos antivirais num contexto de preparação e resposta a uma possível pandemia”, explicou Dominick Iacuzio, director médico daquele laboratório farmacêutico.
De acordo com o mesmo responsável, “o surgimento da nova fórmula de Tamiflu não só oferece aos governos uma nova opção no que diz respeito à armazenagem do medicamento, como proporciona aos médicos a prescrição de comprimidos aos pacientes que os prefiram à suspensão líquida”. A empresa atesta que as cápsulas de 75 miligramas, para adultos, continuarão a estar disponíveis no mercado, assim como a solução líquida para as crianças, sendo a nova fórmula apenas mais uma opção no tratamento ou prevenção da gripe das aves, doença para a qual o Tamiflu é tido como o medicamento de eleição.

Carla Teixeira
Fonte: Reuters

Sem comentários: