terça-feira, 3 de julho de 2007

Receitas digitais: Santa Maria faz balanço positivo

Letra indecifrável pode ser fatal para o doente

Em Portugal, o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, é um dos exemplos nacionais de inovação tecnológica, tendo aderido às receitas digitais há um ano e meio. A marcação de consultas electrónicas é o próximo passo.

Apanágio de muitos médicos é a letra indecifrável. Outra verdade é que, todo o cuidado é pouco no acto da prescrição médica. Uma décima a mais na dosagem ou indicar medicamentos com nomes semelhantes, mas com efeitos distintos, pode não só ser nocivo para a saúde do doente, como também, ser fatal.

Alberto Campos Fernandes, presidente do conselho de administração do hospital de Santa Maria, fez ao «Público» um balanço positivo da utilização da prescrição electrónica: “Desde a agilização da distribuição dos medicamentos dentro do hospital, à maior comodidade e redução do tempo de espera dos doentes que vão às consultas, a introdução do sistema electrónico foi uma aposta ganha.”

Corroborando de que a utilização de um suporte digital diminui os erros nas receitas, o responsável descreve o processo no Santa Maria: “As prescrições são escritas e impressas dentro do consultório, acabando assim o já conhecido problema das letras ilegíveis.”


Marcações electrónicas de consultas


Alberto Campos Fernandes anunciou também que, além das receitas digitais, aquela unidade hospitalar está já a apostar nas marcações electrónicas de consultas.

Recorde-se que, as receitas ilegíveis são responsáveis por 61% dos erros de medicação em hospitais norte-americanos. A conclusão saiu de um estudo feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota, nos Estados-Unidos. A investigação elege as receitas digitais como solução para este problema.

Outra conclusão tirada do mesmo estudo, indicou que os hospitais norte-americanos que trocaram as receitas manuais por receitas computorizadas registaram uma queda de 66% neste tipo de erros.

Raquel Pacheco

Fonte: Público

Sem comentários: