sexta-feira, 1 de junho de 2007

Crianças obesas: anúncios disparam apetite


Um estudo realizado por psicólogos britânicos concluiu que o apetite das crianças obesas e com excesso de peso aumenta mais do dobro depois de verem anúncios de produtos alimentares na televisão.

Às 60 crianças alvo de estudo, de vários pesos, com idades entre os 9 e os 11 anos, foram mostrados anúncios de alimentos e de brinquedos, seguidos de desenhos animados.
A ingestão de comida foi, significativamente maior, em todos os grupos de peso depois dos anúncios de alimentos, comparativamente, após a visualização de anúncios de brinquedos: as crianças obesas aumentaram 134 por cento o seu consumo, as que sofrem de excesso de peso consumiram mais 101 por cento e as de peso normal comeram mais 84 por cento.
Os investigadores observaram também que o peso ditou as preferências alimentares durante a experiência, já que foram postos à disposição das crianças alimentos com alto e baixo teor em gorduras e açúcar.
Segundo os especialistas, as crianças obesas optaram sempre pelo produto alimentar com mais gordura, o chocolate, enquanto as do grupo com excesso de peso escolheram geleias com menos conteúdo gordo e também chocolate.
Jason Halford, director do Laboratório de Comportamento Alimentar Humano da Universidade de Liverpool, afirmou que "a investigação confirma que os anúncios de alimentos na TV têm um efeito profundo nos hábitos alimentares de todas as crianças, duplicando a sua taxa de consumo", "O estudo sugeriu também uma forte ligação entre o peso e a susceptibilidade para comer demais após exposição a publicidade alimentar na televisão", acrescentou.
O estudo foi apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade, que decorreu esta semana em Budapeste, capital da Hungria.

Raquel Pacheco
Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: