sexta-feira, 1 de junho de 2007

Génericos em discussão

"Qualidade como Principio", debate Génericos


O INFARMED irá realizar, com a colaboração da Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos (APOGEN), um Simpósio subordinado ao tema "Medicamentos Genéricos em Portugal e na Europa". O evento irá ter lugar no dia 21 de Junho de 2007, no Centro de Congressos do Estoril.

O Simpósio terá inicio ás 9 horas, sendo que o debate, estará aberto ás 9h30 com a conferência: “O lugar dos Medicamentos Genéricos numa Sociedade Moderna”, com a apresentação de Vasco Maria, Presidente do C.D. do INFARMED e o conferencista Greg Perry, Director Geral da EGA.
O ponto alto do simpósio, será por volta das 15h30 com a participação de vários convidados, entre eles, podemos destacar: Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos e Jorge Morgado, Presidente da DECO.
Numa altura, em que se debate, por toda a Europa, a real utilidade dos génericos, é assim importante discutir a adesão dos portugueses a este tipo de medicamentos, que têm a mesma qualidade, eficácia e segurança a um preço inferior ao medicamento original (35 por cento mais baratos do que o medicamento de referência).
Os Estados Unidos e muitos países da Europa já adotam políticas semelhantes há mais de 20 anos.
O mercado mundial de medicamentos genéricos cresce, aproximadamente, 11% ao ano. Alguns estudos indicam, que nos Estados Unidos, a participação de receitas de genéricos alcançou cerca de 42% das prescrições. Os EUA, o Japão e a Alemanha representam cerca de 60% do mercado mundial de genéricos, cuja expansão é inevitável.
O mercado de genéricos representa 72% do receituário médico, nos EUA, a um custo médio de 30% mais barato em relação ao medicamento de marca.
O preço para assistir a este simpósio é de 50 euros (com almoço e documentação incluída), este pagamento deve ser feito através de tranferência bancária. Para estas e para obter a ficha de inscrição, os interessados devem visitar o site do INFARMED (www.infarmed.pt).

Juliana Pereira
Fonte: INFARMED, Portal da Saúde

Sem comentários: