sexta-feira, 1 de junho de 2007

ProBioGen e Virbac associam-se
para desenvolver produtos biológicos

A ProBioGen, uma empresa alemã especializada em engenharia celular e cultura de células, e a Virbac, um laboratório farmacêutico dedicado à produção de medicamentos para a saúde animal, assinaram ontem um acordo de licenciamento para a utilização da nova linha de células derivadas de aves AGE1 da ProBioGen com vista ao desenvolvimento de produtos biológicos.

Esta parceria prevê que a Virbac utilize as linhas celulares estáveis de retina de pato AGE1_cr e as células somíticas AGE1_cs co-desenvolvidas pela ProBioGen, como plataforma de produção para o desenvolvimento de produtos biológicos. Os encargos financeiros por detrás deste acordo não foram revelados.

Para o director executivo da ProBioGen, Michael Schlenk, esta é um avanço muito significativo na comercialização das linhas celulares de aves da ProBioGen. “O desenvolvimento das novas linhas de desenho celulares sob as directrizes da FDA [Food and Drug Administration, entidade que regula o mercado norte-americano dos medicamentos] é um processo longo e que apresenta vários desafios”, afirmou o responsável. Schlenk salientou ainda que a empresa está orgulhosa por ter “criado uma linha de células que não só se enquadra nestes requisitos específicos, como também é segura e economicamente viável para a produção biológica e de vacinas”.

Sedeada em Berlim, a ProBioGen possui autorização para fabricar substâncias activas de uso farmacêutico para serem testadas em estudos clínicos e que cumpram os padrões de qualidade recomendados pela União Europeia e pela FDA. Especializada em células mamárias, a empresa aposta na combinação entre o conhecimento dos investigadores científicos responsáveis pela biologia molecular e a experiencia dos peritos em tecnologia de cultivo celular.


Marta Bilro

Fonte: www.prnewswire.co.uk, www.probiogen.de/ , www.virbac.com

Sem comentários: