sexta-feira, 1 de junho de 2007

Dependência da canabis com fim à vista

Está a ser testada em ratos, uma molécula vegetal inibidora da dependência da canabis. O responsável pelo projecto é um investigador italiano, Marcello Solinas, que acredita que a pesquisa poderá levar ao ensaio de um medicamento, já em 2008.
A molécula vegetal é extraída de uma planta e é denominada por metilicaconitina. Marcello Solinas adianta que a molécula é capaz de dominar a dopamina, o neurotransmissor responsável pelo prazer causado pela substância activa da canabis, o tetrahidrocanabinol.
A metilicaconitina deverá em breve ser testada em macacos e só posteriormente em seres humanos, podendo ser uma preciosa ajuda para os dependentes desta droga.
A ser fabricado, o medidamento deverá ser ensaiado nos Estados Unidos, podendo vir a ser comercializado dentro de um período de dez a quinze anos, após os testes.
Esta investigação decorre há três anos, na Universidade de Poitiers, em França, e conta também com a colaboração da Universidade de Cagliari, Itália, e do Instituto Nacional de Abuso de Droga de Baltimore, Estados Unidos.

Inês de Matos

Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: