sexta-feira, 1 de junho de 2007

Eleições na Ordem dos Farmacêuticos

Bastonário critica afirmações de Irene Silveira

“Desagradavelmente Surpreendido”, foi assim que Aranda da Silva, actual bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, se referiu ás declarações proferidas por Irene Silveira, candidata à sua sucessão. Durante o discurso de apresentação da sua candidatura, Irene Silveira criticou o sistema de qualificação e formação para a renovação da carteira profissional, o que levou Aranda da Silva a relembrar a candidata de que «as bases do sistema de qualificação e formação para a renovação da carteira profissional, foram traçadas durante a direcção da qual a professora Irene Silveira fazia parte. E nos últimos seis anos foram realizadas dezenas de reuniões e nunca a vi levantar objecções». O bastonários apelou ainda, para que a campanha seja «feita com propostas positivas para o futuro, por parte das duas candidatas».

Na segunda-feira, Irene Silveira defendeu a reformulação do actual sistema de renovação da carteira profissional para haver também uma valorização da experiência diária integrada no acto farmacêutico. Segundo a candidata, a ideia inicial tem sido adulterada, «favorecendo negócios e criando entraves a uma verdadeira política de formação».

Desde 2004 que o sistema de revalidação da carteira profissional é baseado num conjunto de actividades de actualização e desenvolvimento profissional, homologadas pela Ordem, realizadas em cada ciclo de revalidação (períodos de cinco anos). A avaliação das actividades é feita pela direcção nacional da Ordem dos Farmacêuticos, que lhes atribui um determinado número de créditos.
Irene Silveira prometeu ainda que não deixaria de «denunciar tudo o que ponha em causa a saúde pública» e «defender as reais capacidades dos farmacêuticos».

Irene Silveira e Filomena Cabeça são as candidatas às eleições para a direcção da ordem dos farmacêuticos, que terão lugar dia 21 de Junho.

Inês de Matos

Fontes: Sol, Agência Lusa

Sem comentários: