sexta-feira, 1 de junho de 2007

Investigação como ponto de partida

Simpósio debate o álcool na Europa

Evento bi-anual para apresentação e discussão de resultados da investigação actual, sobre o álcool, em particular, no contexto europeu, e sua transferência para a prática e contextos específicos dos Estados-Membros. Será entre os dias 4 e 6 de Junho, em Tutzing (Alemanha).


Membros do German Centre for the Control of Drug Abuse (DHS) irão discutir medidas políticas e seu impacto na procura e oferta de álcool. O programa do evento inclui a apresentação dos esforços desenvolvidos, em relação a esta problemática, pela Organização Mundial de Saúde e pela Comissão Europeia. Serão também apresentadas e debatidas algumas medidas políticas levadas a cabo por países europeus.
A DHS foi fundada em 1947 como uma plataforma comum para todas as associações gratuitas alemãs no campo do tratamento da dependência.
A coordenação da competência em matérias e dos problemas da prevenção e do cuidado da dependência do álcool ou tabaco é o alvo de todos os membros deste sistema. Os empregados das instituições diferentes do membro oferecem a informação e a sustentação aos consumidores, aos abusadores, aos dependentes e aos seus parentes.
O simpósio contará com a presença de inúmeras personalidades quer dos Governos Europeus ou Instituições Europeias, como com professores e investigadores que vão dar o seu contributo nas conferências.
Um estudo recente, realizado pela Comissão Europeia concluiu que Portugal é o terceiro Estado-membro da União Europeia com maior percentagem de abstémios (37 por cento), mas metade dos que bebem fazem-no todos os dias.
Mais de um terço dos portugueses inquiridos afirmaram não ter tomado qualquer bebida alcoólica nos últimos 12 meses, sendo a percentagem de abstémios em Portugal superada apenas por Itália (40 por cento) e Hungria (38), e bem acima da média comunitária (25 por cento).
Apesar da frequência, o consumo dos portugueses parece ser moderado, já que, quando questionados sobre quantas vezes ao longo do último ano tomaram cinco ou mais bebidas numa só ocasião, uma maioria (55 por cento) dos inquiridos (que afirmaram ter bebido nos últimos 12 meses) responderam que nunca o fizeram, o que constitui a percentagem mais elevada entre os 27.

Fonte: Portal do Ministério da Saúde e Diário Digital

Sem comentários: