segunda-feira, 18 de junho de 2007

Autarcas da Régua falam quarta-feira

Os autarcas Nuno Gonçalves (PSD), do Peso da Régua, Francisco Ribeiro (PS), de Santa Marta de Penaguião, e Marco Teixeira (PSD), de Mesão Frio que desde Fevereiro reivindicam uma urgência básica a funcionar 24 horas por dia no Hospital D.Luíz, falam da falta de resposta do Ministério da Saúde e prometem tomar medidas, que serão anunciadas, numa conferência de imprensa às 14:30 de quarta-feira.
A propósito do processo de reestruturação da rede de urgências, o Ministério da Saúde fez saber aos autarcas e sua proposta para o Peso da Régua, a qual passava pela substituição da urgência por um serviço de «consultas abertas» a funcionar entre as 08:00 e as 24:00.
Estas consultas seriam feitas pelos médicos de família ou clínicos gerais dos centros de saúde da Régua, Mesão Frio e Santa Marta de Penaguião, sendo os casos nocturnos assegurados por reforço local do sistema de emergência médica do INEM, designado de SIV.
Os três centros de saúde da área de influência do Hospital D.Luíz I passariam a funcionar das 09:00 às 22:00 nos dias úteis e das 09:00 às 15:00 durante dos fins-de-semana e feriados.
Ña altura as autarquias quiseram então um centro de urgência básica, algo a que o ministro Correia de Campos ainda não respondeu. Nuno Gonçalves, garantiu que toda a Assembleia Municipal “concordaram genericamente com o protocolo”, no entanto sempre pediram uma “urgência básica a funcionar em permanência”.
O autarca referiu ainda “não existir qualquer possibilidade real de os médicos de clínica geral e familiar assegurarem um qualquer serviço de atendimento no D.Luíz I”.


Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: