segunda-feira, 18 de junho de 2007

Longevidade e vida saudável podem estar no cérebro

Cientistas do MIT verificaram que uma restrição de calorias e uma vida mais saudável podem estar dependentes do cérebro. O estudo foi realizado em vermes e publicado na revista Nature.

Ao longo dos anos, investigadores verificaram a relação entre uma alimentação saudável e a longevidade. No entanto, não conseguiram encontrar uma justificação para esta relação.

Agora, um estudo de biólogos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) demonstrou que esta relação alimentar e o envelhecimento pode estar na cabeça e não no estômago em si, como até agora se avaliava. O professor da Novartis of Biology, Leonard P. Guarente, verificou que existem dois neurónios associados à longevidade. Quando estes foram mortos com raios laser, os vermes deixaram de poder gozar desta característica, normalmente associada a uma dieta alimentar.

«Este estudo dirige a nossa atenção para o cérebro como centro mediador dos efeitos benéficos na restrição de calorias em muitos organismos, inclusive o humano. E uma compreensão molecular completa sobre a restrição de calorias pode levar à produção de novos fármacos para as principais doenças associadas ao envelhecimento», explica o professor.

O estudo revela que a dieta saudável activa um gene (skn-1) em dois neurónios sensoriais. Estes traduzem informação sobre a disponibilidade alimentar aos elementos endócrinos. Assim há um aumento da actividade metabólica que possibilita maior longevidade dos vermes. Sem estes genes o envelhecimento saudável com uma restrição alimentar desapareceu.

«Suspeitamos que os dois neurónios sensoriais e a restrição dietética emitem uma hormona que aumenta o metabolismo e consequentemente dão um pouco mais de tempo de vida aos vermes», esclarece Guarente.

Em 2000, este cientista demonstrou que a dieta activa nos vermes um gene (SIR2) que tem a capacidade de reduzir o tempo de envelhecimento. O ser humano possui um gene semelhante a este. O próximo passo de Guarente é relacionar o SIR2 com os dois neurónios identificados neste estudo mais recente. Deste modo, acredita que em 10 a 20 anos será possível controlar doenças que anunciam o envelhecimento do corpo.

Este trabalho é apoiado pelos Institutos Nacionais da Saúde e Glenn Foundation.

Sara Pelicano

Fontes: MIT e Nature

Sem comentários: