segunda-feira, 18 de junho de 2007

Mais doadores para aumentar reservas de sangue

Criar uma Reserva Estratégica de Sangue que proporcione cerca de 12 dias de autonomia em caso de epidemia, é uma das próximas prioridades do Instituto Português do Sangue (IPS).

Pretende-se que em pouco tempo seja possível ter uma reserva que permita estar 12 dias sem fazer colheitas de sangue, para prevenir situações como, por exemplo, se a população for atingida pela gripe das aves.
"Pode acontecer qualquer coisa. Pode vir aí um surto da gripe das aves e, nessa altura, a maior parte da população não poderá dar sangue. Essa Reserva Estratégica quer dizer que, numa emergência, teremos sangue suficiente para alguns dias", explica Francisca Avillez, da direcção do IPS.
O Instituto revela preocupação por esta questão, pois Francisca Avillez confirma que "para lá da auto-suficiência, sabemos que conseguimos estar cinco a sete dias sem fazer uma colheita de sangue".

De acordo com os números fornecidos pelo IPS, são as cerca de mil dádivas diárias que garantem a auto-suficiência do nosso país. Em Portugal são 400 mil os dadores registados. No entanto Francisca Avillez destaca a importância de continuar a promover a doação de sangue para que a camada mais jovem também comece a ajudar.


Sara Nascimento


Fonte: DN

Sem comentários: