segunda-feira, 18 de junho de 2007

Remicade apresenta resultados positivos para os sintomas da Espondilite Anquilosante

Os dados resultantes de dois anos de estudo clínico mostraram que o Remicade (infliximab), da Schering-Plough, melhora a mobilidade da coluna em pacientes com Espondilite Anquilosante, em comparação com um placebo, assim como apresenta continuadas melhoras na redução da inflamação da coluna. Os resultados foram apresentados no Congresso Europeu Anual de Reumatologia da Liga Europeia contra o Reumatismo (EULAR), em Barcelona.

O estudo incluiu 279 pacientes distribuídos por 33 centros de pesquisa na América do Norte e na Europa. Todos os pacientes sofriam de Espondilite Anquilosante activa que tinha sido diagnosticada pelo menos três meses antes. Para fazer parte do estudo, os pacientes tinham de ter Espondilite Anquilosante activa, determinada pela presença de sintomas típicos, tais como fadiga, rigidez matinal, dores nas costas e nas articulações.

Os pacientes foram tratados e avaliados em intervalos de seis semanas até à semana 102. De acordo com os resultados, os pacientes tratados com Remicade (201 pacientes), na semana 24 apresentaram uma melhoria dos sintomas, em comparação com o grupo que recebeu um placebo (78 pacientes). 51 por cento dos pacientes tratados com Remicade apresentaram melhoras significativas em comparação com os 31 por cento dos pacientes tratados com o placebo. As melhoras registadas na semana 24 foram mantidas até à semana 102 nos pacientes que continuaram a extensão do ensaio clínico (161 pacientes). Além disso, também os pacientes que receberam inicialmente o placebo e que mudaram, na semana 24, para o grupo que recebia Remicade, apresentaram melhoras.

Os sinais e sintomas da Espondilite Anquilosante são medidos através de uma avaliação que atribui uma pontuação, incluindo a apreciação do médico de como o paciente está, a quantidade de dor nas costas presente, a capacidade de efectuar actividades físicas, e a quantidade de rigidez matinal. No início do estudo, todos os pacientes foram examinados por um médico e foi-lhes dado uma pontuação. No final do estudo, os pacientes voltaram a ser examinados. Os pacientes, a quem foi administrado Remicade, apresentaram melhoras na ordem dos 20, 50 e 70 por cento, ou seja, estes pacientes tiveram menos dores de costas e rigidez matinal e conseguiam efectuar as actividades diárias mais facilmente.

Isabel Marques

Fontes: FirstWord, www.remicade.com e Yahoo!Finance