segunda-feira, 18 de junho de 2007

Dente inteligente controla medicação

Consiste numa mola artificial que é implantada no molar (mais frequentemente) e está programada para lançar automaticamente o medicamento na hora certa. Para além disso estimula a produção de saliva através de impulsos eléctricos permitindo combater a secura na boca.

Esta tecnologia, chamada dente inteligente, foi inventada por Andy Wolf, um médico israelita. O dente inteligente está programado para fornecer ao doente a dose exacta do fármaco no momento certo e o médico pode regular a frequência com que é administrada a medicação e a quantidade, tendo em conta as necessidades do doente.

“Trata-se de oferecer uma medicina personalizada para as necessidades e características de cada doente”, afirma o inventor, que criou este aparelho porque as pessoas não tomam os medicamentos a horas ou, por vezes, deixam mesmo de os tomar, o que pode ser prejudicial para a saúde.

O dente inteligente também pode ser utilizado para combater a secura que afecta 80 milhões de pessoas no Ocidente. “Há pessoas que têm uma secura na boca muito avançada e séria e precisam de um estímulo mais frequente. Damos então uma ordem ao microprocessador do dente, ao programa de inteligência artificial instalado, para que dispare a cada minuto uma dose de corrente eléctrica”, explica Andy Wolf. Deste modo as glândulas salivares são estimuladas e produzem mais saliva, o que melhora a qualidade de vida do doente.

Com esta nova tecnologia a administração dos medicamentos torna-se mais fácil e só é preciso ir ao médico uma vez por mês. Dentro de pouco tempo o dente inteligente passará a ser comercializado com o valor de 100 euros.

Sara Nascimento

Fonte: Sic

Sem comentários: