segunda-feira, 18 de junho de 2007

Doações convertidas em 250 equipamentos médico-científicos


Missão Sorriso permitiu angariar 800 mil euros

A Missão Sorriso 2006 permitiu angariar, em todo o país, 800 mil euros, que foram convertidos em mais de 250 equipamentos médico-científicos e lúdicos para distribuir pelos serviços pediátricos de 25 unidades hospitalares.
Desde 2003, a Missão Sorriso já contribuiu com mais de dois milhões de euros, traduzidos numa oferta de mais de 700 equipamentos.

Rastreio de surdez neonatal
No Centro Hospitalar do Alto Minho (CHAM) – e resultado da campanha traduzida na venda naqueles hipermercados do livro, CD e DVD «Leopoldina e a tartaruga bebé» - foi atribuído um aparelho de otoemissões.
Segundo o director do Serviço de Pediatria do CHAM (Viana do Castelo), a falta do aparelho inviabilizava a realização daquele rastreio nos recém-nascidos. “Estamos, neste momento, na fase de formação do pessoal, sendo certo que, muito em breve, começaremos a fazer o rastreio”, asseverou Rei Amorim.

Icterícia
De acordo com aquele responsável, o CHAM recebeu, também, uma bomba extractora de leite, para mães com bebés internados, e a “nova geração” do aparelho de fototerapia destinado a tratar a icterícia nos recém-nascidos.

A icterícia manifesta-se na cor amarela da pele e no branco dos olhos dos bebés e é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue.

Segundo sublinhou Rei Amorim, “a doação de maior valor foi, sem dúvida, o novo equipamento da sala de recém-nascidos da maternidade, desde mobiliário, ar condicionado a banheiras”, rematando que o equipamento de que dispunham “era muito antigo, estava lá desde a criação do hospital.”

Raquel Pacheco
Fonte: Lusa

Sem comentários: