sexta-feira, 8 de junho de 2007

Cientistas divulgam que Células embrionárias sem recurso a embriões

Cientistas conseguiram recolher estaminais de banais células de pele de adulto, a SIC Notícias explica esta manhã, na sua edição on-line, que fabricar células estaminais embrionárias sem recorrer a embriões ou a ovócitos.

Cientistas norte-americanos e japoneses conseguiram abrir o caminho para acabar com os debates éticos sobre a investigação científica em embriões.

Esta semana nas revistas científicas Nature e na nova publicação especializada Cell Stem Cell, as equipas de investigadores, conseguiram obter o equivalente a células estaminais embrionárias a partir de banais células da pele adultas reprogramadas.

Estas experiências foram feitas em ratos mas os cientistas querem agora reproduzir os mesmos resultados a partir de células humanas. Se o conseguirem, conseguirão revolucionar não só a investigação neste domínio, como também os debates éticos associados a esta questão.

As células estaminais embrionárias (CEE) são células apenas presentes na fase embrionária da vida e que têm a capacidade de dar origem a qualquer tecido ou órgão que formarão o organismo.

Razão pela qual sobre elas recaem as maiores esperanças de terapias para numerosas doenças como a diabetes, Parkinson ou lesões na espinal medula.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: SIC On-line