sexta-feira, 8 de junho de 2007

Ossos de vidro, uma doença pouco falada mas real

Designada de osteogénese imperfeita ou ossos de vidro, a doença é hereditária e incurável, mas existe tratamento de forma a amenizar os sintomas. Tem como principal indício a fragilidade óssea devido a deficiências de colagénio, responsável por toda a estrutura primária do nosso corpo. Tal facto, faz com que muitas vezes as crianças ao nascerem tenham múltiplas fracturas que provocam deformações e nanismo. A inteligência é normal se o cérebro da criança não for lesionado.
Ao longo da vida, os portadores desta doença podem ter centenas de fracturas, levando ao encurvamento dos ossos, em especial dos braços e pernas. Em alguns casos a deformação impede o indivíduo de andar.
O tratamento consiste em infusões anuais de pamidronato dissódico. A medicação é feita por via venosa e exige que o doente fique três dias internando. Quando existe uma melhoria, a medicação é alterada para o alendronato dissódico, que é tomado por via oral, todos os dias ou semanalmente. Este tratamento permite ao doente não ficar internando.
Estes medicamentos amenizam os sintomas e proporcionam uma melhor qualidade de vida, sempre que o tratamento seja feito continuamente.

Liliana Duarte

Fonte: Portal Farmácia On-line

Sem comentários: