sexta-feira, 8 de junho de 2007

Partir comprimidos ao meio pode ser prejudicial

Um estudo feito por farmacêuticos de manipulação, no Brasil, verificou que partir um comprimido ao meio pode ser prejudicial para a saúde porque, existe uma alteração, quer no peso, quer no teor do princípio activo dos comprimidos.
No estudo pode ser visto que, a divisão de comprimidos mostra uma variedade de aspectos favoráveis e desfavoráveis. Se o produto for de libertação sustentada, ou seja, de libertação durante todo o dia no organismo, a posologia não fica garantida, o que pode comprometer o tratamento e a saúde do doente.
Partir ou dividir comprimidos, normalmente ocorre quando o doente quer obter uma dose pretendida pelo médico, mas que não se encontra disponível à venda. Nas crianças e idosos, acontece porque muitas vezes porque não conseguem tomar medicamentos líquidos, e necessitam de doses mais baixas.
No entanto, partir um comprimido nem sempre é fácil. São duros, o que dificulta a divisão em partes iguais, ou seja, nunca sabemos ao certo a dose que estamos a tomar. Por isso quando pensar em dividir um comprimido, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Liliana Duarte
Fonte: Portal Farmácia On-Line

1 comentário:

Rui Borges disse...

Deve dirigir a notícia ao profissional de saúde e não ao público em geral. De resto, muito bom.