sexta-feira, 8 de junho de 2007

Hospital realiza rastreio de surdez

O Centro Hospitalar do Alto Minho (CHAM), em Viana do Castelo, recebeu um aparelho de otoemissões que lhe foi oferecido no âmbito da «Missão Sorriso», graças as esta oferta vai começar a fazer, um rastreio da surdez neonatal.

O director do Serviço de Pediatria do CHAM, Rei Amorim, refere que a falta do aparelho inviabilizava a realização daquele rastreio nos recém-nascidos. «O aparelho de otoemissões foi atribuído esta semana e estamos na fase de formação do pessoal, sendo certo que em breve começaremos a fazer o rastreio», garantiu.

O Centro Hospitalar do Alto Minho recebeu também uma bomba extractora de leite, para mães com bebés internados, e a «nova geração» do aparelho de fototerapia destinado a tratar a icterícia nos recém-nascidos.

A icterícia manifesta-se na cor amarela da pele e no branco dos olhos dos bebés e é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. «Mas a doação de maior valor foi, sem dúvida, o novo equipamento da sala de recém-nascidos da maternidade, desde mobiliário, ar condicionado a banheiras. O equipamento de que dispúnhamos era muito antigo, estava lá desde a criação do hospital», acrescentou, ainda, director do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Alto Minho.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: JN

Sem comentários: