sexta-feira, 8 de junho de 2007

Novo plano de Contingência já em vigor

Atenta aos alertas do Instituto de Meteorologia de Portugal, foi activado no passado dia 15 de Maio, pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), o Plano de Contingência para Ondas de Calor, que contra com três níveis crescentes de alerta. O primeiro nível, que corresponde a temperaturas normais para a época do ano, terá a manutenção das medidas gerais. O segundo nível corresponde a temperaturas que podem provocar efeitos na saúde. Contará com um reforço a nível de resposta das unidades prestadoras de cuidados de saúde. O terceiro e último nível, é considerado o mais grave uma vez que poderá trazer fortes consequências para a saúde. Neste nível, as autoridades podem transportar as pessoas que se encontram mais debilitadas, como idosos e crianças.
A grande novidade deste plano é a monitorização da procura das ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em caso de aumento súbito das temperaturas.
Este plano vai-se manter em vigor até o dia 30 de Setembro e pretende definir os alertas a nível regional, pelas Administrações Regionais de Saúde.
Prevê-se que assim, exista uma maior eficácia na gestão de informação e dos recursos necessários.
De recordar que, as ondas de calor em 2006 causaram 1.300 óbitos e prevê-se que este ano seja ainda pior.


Liliana Duarte
Fontes: Agência Lusa
Revista Notícias Magazine

Sem comentários: