sexta-feira, 8 de junho de 2007

Europa adopta Livro Branco da Obesidade disponível na Internet

Segundo avançou o Público, a Comissão Europeia adoptou na semana passada, um Livro Branco da Obesidade com propostas para lidar com as questões de nutrição e de problemas de saúde relacionadas com o excesso de peso.

O objectivo será garantir que os cidadãos possam escolher o que comem e promover a actividade física.
Isto implicará uma modificação das receitas pela indústria alimentar de forma a incluir menos gorduras, sal e açúcar.
Desde a década de 80, a prevalência da obesidade na União Europeia mais do que triplicou e na maioria dos países da UE, mais de 50 por cento dos cidadãos têm excesso de peso.
Entre esses dados,estima-se que três milhões de crianças sejam obesos.
Este facto é preocupante, tal como a nutricionista,Cláudia Silva,explicou à farmacia.com.pt pois"é nas crianças e adolescentes que recorremos o risco de virmos a ter adultos obesos”.
A obesidade é de facto uma preocupação em Portugal mas,tal como a farmacia.com.pt teve a oportunidade de demonstrar numa reportagem anterior, ela não é a única consequência de uma alimentação desequilibrada porque além das doenças como o diabetes ,começam a surgir em Portugal alguns problemas com a anorexia e hiper anorexia nervosa.
Os dados do Instituto Nacional de Saúde revelam que não é só o número de indivíduos com excesso de peso que tem vindo a aumentar, mas que, igualmente, o numero de indivíduos com um peso extremamente baixo, comprovando a existência de uma alimentação insuficiente, excessiva ou desequilibrada na maioria dos indivíduos.
O livro espera, contrariar esses dados e formar os Europeus sobre uma alimentação saudável.

E porque nunca é tarde demais para aprender,não hesite em consultar o documento em :http://ec.europa.eu/dgs/.health_consumer/index_en.htm

Sandra Cunha

Fontes :Público,MNI e reportagem anterior "Alimentação em Portugal"

1 comentário:

Rui Borges disse...

Excelente iniciativa. Necessita de um pouco mais de cuidado na escrita.

Deve referir-se: "o FARMACIA.COM.PT"