sexta-feira, 8 de junho de 2007

Crianças hospitalizadas após ingestão de comprimidos

Uma criança de 10 anos, aluna da EB 1 do Arco de Baúlhe, esteve durante três dias e meio internada na Unidade de Guimarães do Centro Hospitalar do Alto Ave por ter ingerido medicamentos em excesso. A ingestão desses comprimidos deu-se durante a manhã e o início da tarde da última segunda-feira e houve mais crianças a inalar.
O medicamento era um tranquilizante que tornou sonolentas as três crianças.

Este caso, vem juntar-se a outros que têm marcado a vivência escolar desta menina que está já referenciada pela Segurança Social. Aliás, antes de habitar em Olela, Cabeceiras de Basto, Patrícia vivia com o pai e a madrasta na freguesia de Ribas, Celorico de Basto, e já aí o serviço local da Segurança Social acompanhava o caso bem de perto.

Trata-se de uma criança que, alegadamente, tem vários problemas e que começa aos poucos a mostrar um comportamento muito agressivo, fruto do ambiente familiar onde vive. Quem convive de perto com esta menina afirma também que ela tem alguns problemas de alimentação e muitas vezes são os professores da escola ou pessoas conhecidas que lhe vão colmatando algumas carências.A madrasta já foi por diversas vezes chamada à escola para ser alertada para o tipo de roupa que a menina veste, principalmente nos meses mais frios de Inverno.

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cabeceiras não tem conhecimento oficial deste caso e a Segurança Social local não esteve disponível para o abordar.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: JN

1 comentário:

Rui Borges disse...

"A ingestão desses comprimidos deu-se durante a manhã e o início da tarde da última segunda-feira e houve mais crianças a inalar.
O medicamento era um tranquilizante que tornou sonolentas as três crianças."

Ingestão ≠ inalação.

Não é de todo claro quantas crianças são referidas nesta notícia.