sexta-feira, 8 de junho de 2007

Eli Lilly perde direito sobre patente do Zyprexa no Canadá e Alemanha
Farmacêutica vai recorrer da decição

A Eli Lilly anunciou que a empresa tem intenções de recorrer das sentenças proferidas pelos tribunais canadianos e germânicos que deram permissão às farmacêuticas concorrentes para produzir equivalentes genéricos ao Zyprexa naqueles países. No entanto, James Kelly, um analista da Goldman Sachs acredita que os genéricos vão começar a produzidos antes da Eli Lilly ter possibilidades de ganhar o apelo.

O laboratório prevê que a concorrência não tenha um impacto significativo nos lucros e confirmou uma previsão anterior sobre os rendimentos previstos para este ano. As vendas da Eli Lilly, que lidera o mercado dos medicamentos para a esquizofrenia e doença bi-polar com o Zyprexa, renderam, em 2006, 4.2 mil milhões de dólares norte-americanos.

Os representantes da Eli Lilly consideram que as decisões dos tribunais apresentam “graves falhas” e que a empresa deverá ser recompensada pelos danos causados pelas vendas dos genéricos caso o recurso lhe seja favorável. Os medicamentos genéricos custam, por norma, menos 70 por cento do que os seus congéneres de marca.

De acordo com o vice-presidente sénior e conselheiro geral da Eli Lilly, Robert A. Armitage, “caso não sejam invertidas, estas decisões põem em causa a protecção da propriedade intelectual no Canadá e na Alemanha”. O mesmo responsável disse ainda que as patentes da empresa noutros países não são afectadas com estas deliberações.

Marta Bilro

Fonte: First World, Bloomberg, Eli Lilly, Market Watch, TheStreet.com

Sem comentários: