segunda-feira, 2 de julho de 2007

60 milhões de infectados com SIDA nos próximos oito anos

Medidas de prevenção bem utilizadas e mais recursos financeiros podem prevenir a infecção de 60 milhões de pessoas com o vírus do HIV/SIDA, durante os próximos oito anos. Os números foram divulgados pelo Grupo de Trabalho de Prevenção Mundial de VIH/SIDA.

O Grupo de Trabalho dispõe de todas as ferramentas para prevenir as pessoas de serem infectadas com o vírus da SIDA, no entanto a falta de dinheiro dificulta o desenvolvimento do trabalho.

A directora de Políticas para o HIV da Fundação Kaiser, Jennifer Kates, afirmou que a sua organização «disponibiliza actualmente cerca de 7, 400 milhões de euros para tratamentos e programas de prevenção em todo o mundo. Mas para diminuir consideravelmente o número de infectados em 2010 seriam necessários 16, 300 milhões de euros».

O Grupo de Trabalho tem como objectivo reduzir de 60 milhões para 30 milhões o número de infectados, caso existam verbas suficientes para prevenir os grupos de risco. Actualmente, os programas de prevenção chegam apenas a uma das cinco pessoas que podia beneficiar.

Na África, em 2005, apenas 12% dos homens e 10% das mulheres faziam análises ao sangue. Nos países mais pobres, 11% das mulheres grávidas tinham acesso a fármacos antivirais, que impedem a transmissão do vírus para o feto, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O comunicado do Grupo de trabalho revelou ainda que em 2006, por cada pessoa que iniciou o tratamento com fármacos antivirais, seis acabaram por contrair a doença.

SIDA é a sigla de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, uma doença provocada pelos vírus HIV1 e HIV2 da família dos retrovírus e caracteriza-se pela destruição da capacidade imunitária que o corpo humano possui.

Em Portugal há 30 mil pessoas infectadas com HIV/SIDA, mas estima-se que este número possa ser muito superior.

Sara Pelicano

Fontes: Europa press

Sem comentários: