segunda-feira, 2 de julho de 2007

Listas de espera: Governo garante redução

Doentes com cancro esperam menos de um mês e meio por cirurgia

O Governo garante que já se verificou uma redução nas listas de espera para cirurgias oncológicas. “A mediana de tempo de espera é agora inferior a mês e meio contra os três meses e meio referidos num estudo entregue ao ministério em Março”, afirmou a secretária de Estado adjunta da Saúde.

À TSF, Carmen Pignatelli anunciou que - em relação a um estudo entregue à tutela, em Março - foi registada uma diminuição da redução do tempo de espera para operações a doentes cancerígenos.

“Posso dizer que a 31 de Março, a mediana do tempo de espera era de um pouco abaixo do mês e meio, ou seja, 1,47 meses. Com uma maior actividade cirúrgica dos hospitais públicos e com convenções com privados e entidades do sector social foi possível reduzir as listas de espera”, assegurou.

Para sustentar a redução, a governante apontou ainda um estudo pioneiro sobre a área concreta da cirurgia oncológica. Segundo este estudo – pedido à Unidade Central de Gestão de Inscrito para Cirurgia e entregue em Março -, os doentes de cancro esperavam cerca de três meses e meio por uma operação, mas havia hospitais em que esta demora superava os sete meses.

Metade das operações eram realizadas em apenas cinco dos 76 hospitais que tratam deste tipo de doença, foi outra conclusão do relatório que defendia, por isso, que os casos deviam ser resolvidos em 15 dias e propunha que as cirurgias passem a ser feitas apenas em 20 unidades de norte a sul do país, sendo que, 10 dessas unidades concentrariam 75 por cento das intervenções.

Raquel Pacheco

Fonte: TSF

Sem comentários: