segunda-feira, 2 de julho de 2007

OMS entrega medicamentos ao governo angolano

Assistência visa combater oncocercose

A Organização Mundial de Saúde (OMS) entregou, hoje, ao governo angolano, mais de dois milhões de medicamentos para o tratamento da Oncocercose, conhecida no país como "cegueira dos rios".

De acordo com uma nota da OMS, a entrega - feita no quadro da assistência técnica que a organização presta aos diferentes programas de saúde em Angola - abrangeu, também, viaturas e equipamentos para a melhoria da saúde materna e infantil, bem como de combate à cólera.

Ao abrigo do Programa Nacional de Luta contra a Oncocercose (PNLO), a assistência consiste na entrega de fármacos para o tratamento desta doença, assim com, três viaturas para apoiar as actividades deste programa nas províncias da Huíla, Kuando Kubando e Lunda Norte.

Material para utilização em salas de parto e em berçários e cloro para o tratamento da água, no quadro das medidas em curso para a prevenção e controlo da cólera, serão ainda doados com equipamentos de formação para parteiras.

Oncocerose

A oncocercose é uma doença transmitida por um tipo de mosca - diferente da mosca doméstica - de nome biológico Simuliun, que tem como habitat as regiões húmidas nas margens dos rios de forte corrente. Transporta no seu organismo um tipo de parasita chamado Oncocercavulvúlis, invisível a olho nu. Ao penetrar na pessoa, através da picada da Mosca-Simuliun, provoca nódulos (irritação) sobre a pele e provoca intensa comichão.

Conhecida também por "Cegueira dos Rios", esta doença pode provocar loucura na pessoa e, nos casos mais graves, a cegueira, ou ainda a Elifaníase-Escrotal (engrossamento da pele até assemelhar-se à pele de um jacaré).

Raquel Pacheco

Fonte: Notícias Lusófonas/Jornal de Angola

Sem comentários: