segunda-feira, 2 de julho de 2007

Nasceu o primeiro bebé a partir de óvulo amadurecido e congelado em laboratório

Nasceu no Canadá o primeiro bebé concebido com a ajuda de um novo método de fertilidade que utiliza um óvulo da mulher, preservado e amadurecido em laboratório e posteriormente congelado. Este recente avanço oferece uma esperança às mulheres que sofrem de cancro e às que se submetem a tratamentos de fertilidade que por vezes se revelam fatais.

Os cientistas sublinham que a chegada deste bebé representa o sucesso das primeiras células de óvulos que conseguiram sobreviver ao processo e serem fertilizadas com êxito. O recém-nascido apresenta uma boa progressão e há mais três bebés a caminho, fruto de gravidezes concebidas através da mesma metodologia, revelaram os especialistas durante uma conferência de imprensa em Lyon, França.

A maturação de ovócitos fora do organismo é já uma ferramenta importante na reprodução medicamente assistida. O novo método acrescenta a possibilidade de congelar óvulos, oferecendo às mulheres que não conseguem amadurecê-los no organismo, uma oportunidade de preservarem a sua fertilidade.

Para Hananel Holzer, do Centro Reprodutivo McGill, em Montreal, Canadá, e o principal orientador da investigação, este método “tem potencial para se tornar numa das principais opções de preservação da fertilidade, especialmente no caso das pacientes que não têm estimulação ovariana ou daquelas que não têm tempo para se submeter a ela”.

A fertilização in vitro envolve a utilização de elevadas doses de hormonas para estimular os ovários e produzir vários óvulos, procedimentos que se tornam demasiado dispendiosos. Por outro lado, as mulheres com cancro, muitas vezes, não dispõem de tempo suficiente para se submeter à estimulação ovariana, ou podem sofrer de uma condição médica que torna perigosa essa estimulação, como é o caso do cancro da mama sensível a hormonas.

Para levar a cabo este processo os cientistas recolheram óvulos de 20 mulheres com uma média de idades que rondava os 30 anos e que padeciam que uma disfunção ovariana que lhes dificultava a tarefa de engravidar. Os óvulos foram amadurecidos em laboratório durante 24 a 48 horas e congelados durante alguns meses e depois descongelados. Cerca de 69 por cento dos ovócitos sobreviveram ao procedimento e foram fertilizados, e mais de um embrião foi implantado em cada paciente.

Ainda assim, o responsável adverte que a investigação está em fase preliminar e que não foi testada em doentes com cancro. “Precisamos de informar os pacientes acerca da fase precoce em que se encontram estes tratamentos sem lhes transmitir falsas esperanças”, destacou Holzer.

Por sua vez, uma equipa de cientistas de Israel anunciou que conseguiu extrair e congelar óvulos, a partir de ovários de raparigas com 5 anos de idade, o que poderá permitir a jovens que tenham sobrevivido a um cancro terem filhos, um dia mais tarde. Os resultados desta investigação serão apresentados durante a reunião anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, em Lyon.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, News Scientist, Reuters.

Sem comentários: