segunda-feira, 2 de julho de 2007

Manipulação da coluna vertebral pode provocar lesões graves

A manipulação da zona superior da coluna durante tratamentos às costas pode originar lesões graves, alertam os autores de uma revisão de estudos publicada no “Journal of the Royal Society of Medicine” (JRSM).

Os especialistas afirmam que as terapias de manuseamento aplicadas na coluna vertebral não devem ser utilizadas de forma rotineira pelos pacientes, correndo riscos de causar complicações sérias e até mesmo fatais, entre as quais se encontra o ataque cardíaco.

A técnica, regularmente utilizada na quiropraxia, e mesmo por alguns osteopatas e fisioterapeutas, consiste na utilização das mãos para reposicionar algumas partes da coluna, com o objectivo de ajustar determinados desvios e, consequentemente, aliviar algumas dores e a rigidez muscular. Enquanto alguns estudos sugerem que a terapia pode piorar os problemas, outros defendem os seus benefícios.

De acordo com Edzard Ernst, professor de medicina complementar nas Universidade de Exeter e Plymouth e orientador da análise publicada, “a manipulação da coluna tem sido associada a cerca de 600 acontecimentos adversos graves e causa também consequências ligeiras em cerca de 50 por cento do total de doentes que a utilizam”.

“Se algum medicamento fosse relacionado a tais taxas de lesões, duvido que estivesse no mercado”, criticou o mesmo responsável, salientando que a falta de dados nesta área revela que “os efeitos adversos agora identificados são apenas a pequena ponta de um grande icebergue”.

Os investigadores analisaram 36 casos e relatórios e observaram que mais de 200 pacientes podem ter sido gravemente prejudicados. “A principal questão passa por assegurar que existem provas de elevada qualidade à disposição dos doentes, para que estes possam tomar uma decisão informada antes de iniciarem qualquer terapia”, afirmou Kamran Abbasi, editor do JRSM.

Marta Bilro

Fonte: News.scotsman.com

Sem comentários: