segunda-feira, 2 de julho de 2007

Bristol-Myers Squibb vende Excedrin e Bufferin à Lion Corp

A farmacêutica norte-americana Bristol-Myers Squibb prepara-se para vender à japonesa Lion Corporation os direitos de comercialização do Excedrin e do Bufferin (ácido acetilsalicílico), em alguns países da Ásia e Oceânia. A operação deverá envolver cerca de 184 milhões de euros e insere-se no esforço contínuo da empresa em abandonar o negócio de venda de medicamentos ao consumidor.

Em consequência destra transacção, as duas empresas irão dissolver a Bristol-Myers Lion Ltd, uma joit venture que comercializa medicamentos de venda livre, revelou o laboratório norte-americano num comunicado divulgado hoje.

Em 2005, a Bristol-Myers Squibb já tinha vendido à Novartis os direitos de produção e comercialização nos Estados Unidos e Canadá, dos dois fármacos, num negócio que ascendeu aos 485 milhões de dólares.

A transferência deverá estar concluída no terceiro trimestre de 2007 e vai permitir que a Bristol-Myers Squibb se concentre na sua estratégia de desenvolvimento de novos produtos no ramo da oncologia e doenças raras.

A farmacêutica garantiu recentemente uma revisão prioritária da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (Food and Drugs Administration - FDA) para a ixabepilona, um fármaco experimental contra o cancro da mama. Em 2008 a Bristol-Myers Squibb deverá submeter para aprovação novos medicamentos alvo no tratamento do cancro da bexiga e do melanoma.

Marta Bilro

Fonte: Forbes, CNBC, First Word, Bloomberg

Sem comentários: