quinta-feira, 28 de junho de 2007

Brasil na vanguarda dos nanofármacos

Primeiro produto nanotecnológico chega ao mercado em dois anos
Na área de nanofármacos ou nanotecnológica farmacêutica, nanobiotecnologia e biologia molecular, o Brasil é o país que tem as investigações em estágio mais acelerado. O primeiro produto brasileiro nanotecnológico para a saúde deverá chegar ao mercado em dois anos - um anestésico para pequenas cirurgias na pele.

A inovação - desenvolvida pela Incrementha em parceria com as cientistas Sílvia Guterres e Adriana Pohlmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - está numa nanocápsula biodegradável que transporta o medicamento para regiões específicas. "Com o veículo nanotecnológico, o anestésico penetra e concentra-se apenas nas terminações nervosas da pele, evitando ser absorvido pela circulação sanguínea e diminuindo, assim, as hipóteses dos efeitos colaterais", explicaram.

De acordo com Henry Suzuki, director técnico da Incrementha (empresa responsável pelo produto) “a nanotecnologia está no controlo da absorção e da liberação do princípio activo”, revelando - sobre o produto em causa – que “apesar de os testes clínicos ainda não terem começado, o desenvolvimento tecnológico do nanofármaco está concluído. O produto em escala comercial deverá chegar ao mercado em menos de dois anos.”

Entre os benefícios do nanofármaco, o responsável apontou a diminuição da dose recomendada e o aumento da potência do princípio activo e do tempo de duração do efeito terapêutico.

Realçando que um dos objectivos da Incrementha é “desenvolver plataformas tecnológicas que possam servir como veículo-padrão para o transporte de outros medicamentos”, Henry Suzuky sublinhou que vencidas as “barreiras tecnológicas” deste primeiro produto, “vamos abrir caminho para outros que possam se beneficiar da nanotecnologia.”


Nanotecnologia
Recentemente, no Brasil, o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq na sigla brasileira) deu um importante passo para acelerar o desenvolvimento das investigações nesta área. Induziu uma iniciativa nacional em Nanociências e Nanotecnologias, com a criação de redes cooperantes - com informações disponíveis no site http://www.cnpq.br/ - que abordam problemas relacionados à nanotecnologia molecular.

O programa brasileiro em nanociência e nanotecnologia, em fase de implantação pelo CNPq, já é devidamente reconhecido, internacionalmente, facilitando o intercâmbio e a troca de informações entre cientistas.

Raquel Pacheco

Fontes: BBC/BiotechBrasil/Cnpq/Terra.com

Sem comentários: