quinta-feira, 28 de junho de 2007

Fim do acordo da Migenix com a Schering para o tratamento do vírus da Hepatite C

A Migenix Inc., uma companhia farmacêutica focada no desenvolvimento de medicamentos para doenças infecciosas, recebeu a notícia de que a Schering-Plough Corporation não irá entrar no segundo período de exclusividade para negociar os termos do acordo da licença para o fármaco para o vírus da Hepatite C (VHC), celgosivir, da Migenix.

A Migenix está, assim, livre para avançar negociações com outras partes interessadas. A Schering expressou a vontade de considerar providenciar à Migenix orientação no que se refere ao desenvolvimento de estudos e fornecimento de fármacos para sustentar o desenvolvimento clínico adicional do celgosivir.

O Presidente da Migenix, Jim DeMesa, declarou que os resultados do estudo de não-resposta demonstraram benefícios clínicos significativos quando o celgosivir foi adicionado às terapias habituais (interferon peguilado mais ribavirina). Estes resultados aumentaram o interesse tanto da parte da comunidade clínica, como de várias companhias farmacêuticas e biotécnicas activas no desenvolvimento de produtos para o vírus da Hepatite C. Visto que o celgosivir oferece um mecanismo único de acção, numa dosagem única diária, um bom perfil de segurança, e tem demonstrado sinergias com outros tratamentos do VHC, a Migenix está optimista acerca do potencial do celgosivir na contribuição no tratamento dos pacientes com VHC.

Celgosivir (MX-3253)
O celgosivir, um inibidor oral de alphaglucosidase I, é actualmente o único fármaco anti-VHC em desenvolvimento clínico que actua na glicosilação sitio-dirigida. Nos estudos pré-clínicos, o celgosivir mostrou sinergias in vitro excelentes com vários interferons clínicos ou em desenvolvimento, incuindo Pegasys, Peg-Intron, Infergen, Alferon e IFN omega (com ou sem ribavirina) e outros fármacos em desenvolvimento para o tratamento do VHC (por exemplo, inibidores de polimerase) e, por isso, tem o potencial para ser incluído em várias terapias de combinação para melhorar a eficácia em tratamentos anti-VHC.

Vírus da Hepatite C
O VHC causa inflamação do fígado e pode progredir para complicações mais graves, tais como cirrose do fígado, cancro do fígado e em última instância, a morte. A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, 170 milhões de indivíduos sofram de Hepatite Crónica C, com três a quarto milhões de novos casos todos os anos. Calcula-se que em Portugal haja cerca de 150.000 pessoas infectadas pelo VHC com cerca de 700 novos casos por ano.

Isabel Marques

Fontes: Pharmalive, Portal do Cidadão com Deficiência

1 comentário:

Rui Borges disse...

O tema é excelente mas o artigo precisa ser revisto. Apresenta alguns erros, e alguns parágrafos estão um pouco confusos.

O lead tem uma enorme importância, deve levar o leitor a querer ler o resto da notícia.