quinta-feira, 28 de junho de 2007

Células estaminais em foco em Portugal

Biocant Park recebe especialistas mundiais nos próximo dias 9 e 10

O Biocant Park, em Cantanhede, receberá nos dias 9 e 10 de Julho, alguns dos maiores especialistas mundiais na área das Células Estaminais e da Biotecnologia. A missão deste encontro é debater os últimos contributos da investigação na área para a saúde humana.

Numa altura em que a empresa Crioestaminal anunciou a realização do primeiro transplante em Portugal com células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas num banco privado português, Portugal vai ser palco de uma reunião científica nesta matéria. Intitula-se «Stem Cells in Health Biotechnology», e é uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular (SPCE-TC), da Crioestaminal e da Associação Portuguesa de Bioindústrias (APBio).

Segundo apurou o FARMACIA.COM.PT, no primeiro painel do encontro – que decorre entre as 9h00 e as 18h00 do dia 10 - serão abordados temas como a aplicação de células estaminais na medicina regenerativa; a clonagem terapêutica; as células estaminais neuronais e as aplicações clínicas presentes e futuras dos vários tipos de células estaminais existentes.

No segundo painel, vão estar também em cima da mesa as mais recentes estratégias de engenharia de tecidos e medicina regenerativa, a expansão das células estaminais e a importância crescente das que se encontram no sangue do cordão umbilical.

De acordo com comunicado do Biocant Park, a visão europeia do papel destas células na Biotecnologia e na Saúde será exposta pela representante da Associação Europeia de Bioindústrias (EuropaBio).

Gonçalo Castelo-Branco do Karolinska Institute (Suécia), Lino Ferreira do Massachusetts Institute of Technology (EUA), Alexandra Capela, do Stem Cells Inc., (EUA), João Ramalho Santos do Centro de Neurociências de Coimbra, Rui Reis, do SPCE-TC (Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular) e Joaquim Cabral do Instituto Superior Técnico são alguns dos nomes dos especialistas portugueses participantes.

A nota revela ainda que, entre os investigadores estrangeiros estão: Stephen Minger, Massachusetts Institute of Technology (EUA), Mark Furth, Wake Forest Institute of Regenerative Medicine (EUA), Christian Breyman, University Hospital of Zurich, (Suíça) e Stefanie Pingitzer da EuropaBio.

Biocant Park
O Biocant é um centro de investigação e desenvolvimento aplicado em Ciências da Vida com o objectivo de criar produtos e serviços inovadores em biotecnologia.
Recorde-se que, o Biocant apresentou-se, este mês, em Colónia (Alemanha), como um dos primeiros centros de biotecnologia no Mundo que implementou Cadernos de Laboratório Electrónicos.

Raquel Pacheco

Fonte: Biocant Park/SPCE-TC