quinta-feira, 28 de junho de 2007

Suplementos nutritivos beneficiam doentes oncológicos

Um conjunto de estudos apresentados durante a reunião anual da Sociedade Norte-Americana de Oncologia Clínica (ASCO na sigla inglesa) chamou a atenção para os benefícios e eficácia dos suplementos nutritivos no tratamento do cancro.

O consumo de doses diárias de ginseng já tinha demonstrado vantagens para ajudar a reduzir a fadiga e a melhorar os níveis de energia e o bem-estar emocional dos doentes oncológicos, de acordo com uma pesquisa elaborada por especialistas da Clínica Mayo em Rochester, no Minnesota.

Por sua vez, “as sementes de linhaça são ricas em ómega 3, igualmente presente no pescado, e actuariam sobre a produção de membranas celulares reduzindo a sua multiplicação”, explicou Wendy Demark-Wahnefried, da Universidade Duke, na Carolina do Norte, e autora de um dos estudos sobre o assunto.

Uma hormona presente na composição das sementes tem capacidade para neutralizar outras como a testosterona ou os estrogéneos. Um ensaio clínico de fase II, que envolveu a participação de 161 pessoas com cancro da próstata, revelou que aqueles aos quais foram administradas diariamente 30 gramas de sementes de linhaça, tiveram uma progressão mais lenta dos tumores, entre 30 e 40 por cento, relativamente àqueles a quem foi administrado um placebo.

Em 2002, a importância dos suplementos nutritivos tinha igualmente sido salientada por uma equipa de investigadores espanhóis que demonstraram que suplementos nutritivos enriquecidos com péptidos e alguns ácidos gordos ajudam doentes infectados pelo VIH a ganhar peso e a melhorar a sua função imunológica.

Marta Bilro

Fonte: Saúde na Internet, Aidsportugal.com

Sem comentários: