quinta-feira, 28 de junho de 2007

Nanomedicina é a nova era

Maior laboratório ibérico de nanotecnologia abre em Portugal em 2009

Um exército de robôs com proporções microscópicas entram pelo corpo e atacam células cancerígenas, destroem bactérias e vírus, inserem medicamentos em células específicas, desobstruem artérias e realizam cirurgias minimamente invasivas – em tempos foi ficção, hoje, são dados passos dado rumo à realidade.

A nanomedicina é a nova era da medicina. Consiste em usar nanopartículas, nanorobôs e outros elementos em escala nanométrica para curar, diagnosticar ou prevenir doenças.
A utilização da medicina em escala nanométrica (nanoescala) é uma alternativa de tratamento e diagnóstico que, segundo vaticinam os especialistas, será uma realidade “entranhada” dentro de 10 a 15 anos.

No entanto, nos últimos anos, a nanociência e a nanotecnologia têm atraído a atenção de investigadores e cientistas em todo o mundo. São vários os casos de nanorobôs médicos programáveis que têm sido propostos para uso terapêutico, aplicações gerontológicas, pesquisas farmacêuticas e diagnósticos clínicos.

Fazer de Braga uma potência à escala global

José Rivas Rey da Universidade de Santiago de Compostela será o presidente do novo Laboratório Internacional e Ibérico de Nanotecnologia (INL nas siglas em Inglês) que vai nascer em Braga. O centro de investigação deverá entrar em funcionamento pleno em 2009.

De acordo com o investigador, a aposta passa pela “excelência”, sublinhando que o processo de recrutamento procurará atrair “os melhores do mundo” de modo a transformar o laboratório ibérico numa “potência no campo da nanotecnologia à escala global.”

Para isso, Rey garantiu que vai orientar-se pelo princípio de “excelência”, anunciando ainda outras apostas: “Reforçar a boa colaboração científica actualmente existente entre Portugal e Espanha, estimular a criação de empresas de base tecnológica e atrair o investimento privado.”

Segundo o futuro presidente do Laboratório Internacional e Ibérico de Nanotecnologia, a área de intervenção do centro de investigação de Braga incidirá na nanomedicina, ambiente, controlo de qualidade alimentar e nanoelectrónica.

No sentido de se envolverem no projecto, diversos institutos universitários e centros de investigação ibero-americanos e asiáticos, juntamente com centros espanhóis e portugueses, estão já a estabelecer contactos.
O laboratório ibérico está ficará sediado na área, actualmente, ocupada pela Bracalândia.

Raquel Pacheco

Fonte: Tecnet/CiênciaHoje/Nanomedicine.com/Médicos na Internet

Sem comentários: