quarta-feira, 20 de junho de 2007

Bush veta lei sobre investigação com células estaminais

O presidente norte-americano, George W. Bush, vetou hoje um projecto de lei sobre a investigação com células estaminais, isto depois de a 07 de Junho, o Congresso ter aprovado a iniciativa legal, por 247 votos a favor e 176 contra.

Segundo o porta-voz presidencial, o veto de Bush não constitui uma tentativa de "amordaçar a ciência", sendo antes uma forma de "respeitar a consciência de muitos" sobre o tema. "O presidente não crê que seja apropriado pôr fim à vida humana por razões de investigação. É uma linha que não franqueará", garantiu.

A senadora democrata Hillary Clinton, reagiu de imediato ao veto do presidente, declarando que este é "um exemplo mais de como o presidente põe a ideologia à frente da ciência e a política às necessidades das famílias”. Hillary Clinton, considera mesmo que esta é mais "uma prova de quão longe da realidade estão tanto Bush como o seu partido".

No momento em que o projecto de lei foi aprovado pelo congresso, a sua presidente, Nancy Pelosi, fez questão de salientar que a investigação com células estaminais é uma "oportunidade de salvar vidas, procurar curas e oferecer esperança àqueles que sofrem".

Esta é já a segunda vez que o presidente dos EUA faz uso do seu direito de veto, para bloquear iniciativas legais sobre investigação com células estaminais, depois de no ano passado ter também vetado uma proposta legal semelhante.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: