quarta-feira, 20 de junho de 2007

Representantes da indústria farmacêutica tunisina visitaram Portugal

No âmbito do projecto Pharma Portugal, um conjunto de delegados de seis empresas do sector farmacêutico da Tunísia realizaram uma visita de quatro dias a Portugal. A comitiva da Direcção da Associação Nacional das Industrias Farmacêuticas da Tunísia reuniu-se com a Apifarma (Associação da Indústria Farmacêutica) e participou num seminário onde foi apresentada a actual situação dos medicamentos naquele país.

Durante uma visita ao Infarmed (Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento), entidade que integra o projecto Pharma Portugal, a equipa aproveitou para trocar experiências com o pessoal técnico nas respectivas áreas de competência. A cooperação técnica e industrial foi um dos principais objectivos da visita, no entanto, o sector comercial e a análise da possibilidade de colaboração em países terceiros não foram postos de parte.

Os responsáveis mostraram-se receptivos e optimistas no que toca às relações bilaterais futuras, tanto ao nível dos laboratórios, como do fornecimento de embalagens e equipamentos de precisão para as unidades produtivas tunisinas. Algumas das empresas portuguesas visitadas pela delegação tunisina já se mostraram disponíveis para se deslocarem ao país com o objectivo de concretizar protocolos específicos de cooperação com as empresas locais.

O projecto Pharma Portugal nasceu de uma parceria público-privada entre a Apifarma, o ICEP (Instituto das Empresas para os Mercados Externos) e o Infarmed, desenvolve-se em vários países ao longo de três anos, e conta com a participação de 12 laboratórios farmacêuticos portugueses.

O objectivo do Governo é duplicar, em três anos, o volume actual de exportação de medicamentos de Portugal, que ronda hoje os 300 milhões de euros.

Marta Bilro

Fonte: ICEP

Sem comentários: