quarta-feira, 20 de junho de 2007

Tabaco: Vício dos pais reflecte-se nos filhos


Actuação da mãe tem maior impacto na criança

Uma investigação realizada pela Universidade do Minho (UM), em Braga, concluiu que os filhos de pais fumadores têm mais probabilidades de virem a fumar, sendo que, a actuação da mãe tem maior impacto que a do pai no comportamento das crianças.

Intitulado «Relação entre o tabagismo dos pais e o consumo de tabaco dos filhos: implicações para a prevenção», o estudo – efectuado pela equipa do Instituto de Educação e Psicologia da UM – analisou o comportamento de 1.141 alunos de sete escolas EB 2-3 de Braga.

De acordo com as conclusões apresentadas pelos investigadores da UM, o número de fumadores diários é maior nos que têm pais fumadores (5,2 %) do que no grupo de pais não fumadores (3,3 %).

O dado mais importante, porém, surge no grupo dos fumadores diários cujas mães são, igualmente, fumadoras. A percentagem de alunos fumadores diários (8,7%) é maior no grupo de alunos cujas mães fumam, contra os 3,1 % nos estudantes cujas mães não fumam.

A percentagem maior de alunos fumadores surge, no entanto, no grupo daqueles cujos pais fumam dentro de casa. Entre nove e dez por cento dos jovens fumadores afirmaram que os pais têm por hábito fumar em casa.

Raquel Pacheco

Fonte: UM

Sem comentários: