quarta-feira, 20 de junho de 2007

Verão exige maior cuidado com os alimentos

Com a chegada do Verão, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vem alertar a população para ter mais cuidado com os alimentos, visto que esta é uma altura propícia a infecções alimentares.

As temperaturas elevadas são favoráveis ao desenvolvimento de bactérias e os alimentos estragam-se com mais facilidade, tornando a saúde dos consumidores mais vulnerável. Como o risco de infecção é maior nesta época, os cuidados a ter deverão ser redobrados. Alimentos como as natas, o fiambre, a maionese, os ovos, a carne ou o peixe que precisam de se manter no frio são dos que requerem mais atenção.

A técnica da Direcção de Avaliação e Comunicação de Riscos da ASAE, Alexandra Veiga, refere que este tipo de alimentos deve ser conservado a menos de 5 graus, uma vez que temperaturas superiores são favoráveis à “multiplicação de bactérias nos alimentos perecíveis”.
Durante o seminário «Avaliação dos Riscos na Cadeia Alimentar» que teve lugar hoje e foi organizado pela ASAE, foi aconselhado, para combater o desenvolvimento de bactérias, colocar a comida na mesa poucos minutos antes da refeição, de modo a que os alimentos permaneçam menos tempo a temperaturas consideradas de risco.
Para prevenir as infecções alimentares comuns nesta estação de ano, a ASAE vai realizar inspecções nos estabelecimentos que servem as praias.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: