quarta-feira, 20 de junho de 2007

Combate ao VIH/Sida é prioridade na presidência portuguesa da UE

O combate à infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), será uma das prioridades da agenda da presidência portuguesa da União Europeia, para a área da saúde, garantiu hoje, o ministro da saúde, Correia de Campos.

Na sessão de encerramento da apresentação do programa ADIS, patrocinado pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida e pelo Alto Comissariado da Saúde, o ministro referiu que,"a presidência alemã da União Europeia atribuiu uma alta prioridade para a infecção do VIH Sida e nós temos que manter esta linha de preocupações".

De acordo com Correia de Campos, o problema do VIH estava "esquecido e voltou a fazer parte das preocupações políticas" da União, dai que este seja um tema preponderante para a presidência portuguesa, que tem inicio dentro de um mês.

No âmbito do combate e prevenção do VIH/Sida, a presidência portuguesa levará a cabo duas conferências sobre o tema, a conferência sobre saúde e emigrações, no final de Setembro e a conferência das Coordenações Nacionais da luta contra o VIH/Sida, dois momentos cruciais de debate sobre o problema.

O ministro fez também questão de referir a necessidade de pôr fim à discriminação que os doentes e familiares infectados continuam a sofrer actualmente, realçando a capacidade que o governo tem demonstrado para lidar com o problema do VIH/Sida.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: