quarta-feira, 20 de junho de 2007

Novo centro de reabilitação para deficientes em Sintra

Em Mem Martins, concelho de Sinta vai abrir na segunda quinzena do próximo mês de Julho, um centro de promoção da autonomia e reabilitação para pessoas com deficiência motora ou sensorial, anunciou ontem, a cooperativa de solidariedade social Cercitop.
Elisabete Reis Silva, directora-técnica da cooperativa que ajuda todos os deficientes, afirma que o centro de promoção da autonomia e reabilitação é “a primeira estrutura do género no Concelho e, muito provavelmente, no País”.
Este novo centro vai ser indicado “para pessoas com deficiência motora ou sensorial e indivíduos com lesões neurológicas ou doenças degenerativas enquanto mantenham níveis de resposta intelectual”, declarou a responsável.
“Não estamos a falar de pessoas com doença mental mas de pessoas que - na sequência de um acidente por exemplo - ficaram paraplégicas ou tetraplégicas, embora permaneçam perfeitamente lúcidas”, esclareceu Elisabete Silva em declarações à agência Lusa.
“Pessoas com uma doença degenerativa no seu estádio inicial também estão abrangidas, uma vez que mantêm as faculdades suficientes para desfrutar daquilo que o centro pode oferecer”, falou directora-técnica da Cercitop.
Assim, o centro que abre as suas portas a 16 de Julho – “pretende ser uma via de integração para a população que não beneficie de programas de reabilitação, ocupação ou mesmo habilitação de modo a que, no futuro, retomem actividades em que anteriormente estavam envolvidos quer recreativa quer profissionalmente”, declarou a Cercitop numa nota de imprensa.
A nova estrutura vai estar equipada para receber cerca de 20 utentes actividades com ateliers (de tecnologias de informação e comunicação e de expressão plástica e corporal, entre outros) e cuidados de conforto e bem-estar (incluindo de saúde).
Vai estar também em funcionamento um programa de reabilitação nas áreas de Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional também está previsto, bem como o treino para a utilização de ajudas técnicas e tecnologias facilitadoras da acessibilidade (computador controlado por voz, controle do ambiente doméstico através do computador entre outras).

Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: