terça-feira, 19 de junho de 2007

Actemra ajuda a reduzir os sintomas da artrite reumatóide

A farmacêutica Roche anunciou os resultados do estudo do fármaco experimental Actemra (tocilizumab), mostrando que este ajuda a reduzir os sintomas da artrite reumatóide.

O estudo desenvolvido durante 24 semanas contou com 623 pacientes com artrite reumatóide moderada a grave. 44% dos pacientes a quem foi administrado Actemra em combinação com metotrexato apresentaram uma melhoria de sintomas na ordem dos 50%, em comparação com os 11% dos pacientes que só receberam metotrexato.

O estudo revelou ainda uma melhoria dos sintomas na ordem dos 70% em 22% dos pacientes que receberam Actemra, comparado com os dois por cento do grupo de controlo. O tratamento com Actemra também resultou na remissão em 28% dos pacientes, em comparação com o 1% cento dos pacientes do grupo que recebeu placebo.

O Actemra age de maneira diferente em relação a fármacos anteriores, uma vez que atinge uma proteína, a interleucina-6, que causa inflamação, assim como outros sintomas, tais como febre, dor e rigidez.

A Roche apresentou os resultados da Fase III do ensaio do Actemra no tratamento da artrite reumatóide na conferência da Liga Europeia Contra o Reumatismo, em Barcelona.

A Roche planeia apresentar o Actemra para o tratamento da artrite reumatóide nos Estados Unidos e na Europa no final de 2007.

Isabel Marques

Fontes: FirstWord, Bloomberg

Sem comentários: