terça-feira, 19 de junho de 2007

ASAE alerta para infecções alimentares

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) alertou os portugueses, para o cuidado a ter com os alimentos perecíveis devido ao Verão, considerada a “época alta” para as infecções alimentares.
“Os alimentos são estragados por bactérias, que se multiplicam com as temperaturas elevadas”, colocando a saúde dos portugueses em risco, explicou Alexandra Veiga, técnica da Direcção de Avaliação e Comunicação de Riscos da ASAE.
Os alimentos mais perigosos, como quem diz, aqueles que devem ser guardados em ambiente mais frio, são as natas, o fiambre, a maionese, os ovos, a carne ou o peixe.
Alexandra Veiga explicou que esses alimentos não devem estar em temperaturas entre os 5 e os 60 graus (zona de risco), por serem um intervalo de temperatura favorável à multiplicação das bactérias nos alimentos perecíveis.
Esta sugestão surgiu num seminário organizado hoje em Lisboa pela ASAE sobre a “Avaliação dos Riscos na Cadeia Alimentar”.
No seminário, foi também discutida a participação da ASAE na criação, a nível europeu, de uma “plataforma de risco emergente”, que pretende tentar prevenir eventuais riscos alimentares.
A Base de Dados de Suplementos Alimentares, nomeadamente complexos vitamínicos, ácidos gordos, ómega 3 ou preparados à base de ervas, foi outro tema abordado.
Paulo Fernandes, da ASAE, explicou que a base de dados criada, só poderá ser usada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, e permite uma melhor avaliação dos riscos dos produtos e fiscalizá-los.

Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: