terça-feira, 19 de junho de 2007

Doentes de DH em encontro nacional

A Doença de Huntington (DH) é uma das doenças raras com menor incidência em Portugal, afectando apenas entre 500 a 1000 portugueses, ainda assim devido ao seu carácter degenerativo progressivo exige uma acompanhamento e um apoio constante dos doentes e familiares, que não existe em Portugal.
Para alertar as dificuldades e as necessidades destes doentes e dos seus familiares, ignorados pelo sistema nacional de saúde, a Associação Portuguesa de Doentes de Huntington promove, pela primeira vez, um Encontro Nacional de Doentes e profissionais de saúde que contará também com a presença de Christiane Lohkam, Presidente da Associação Internacional de Huntington.
O Encontro decorrerá no próximo dia 23 de Junho, Sábado, pelas 10h00 horas, no Hotel Riviera, em Carcavelos.
A Doença de Huntington, também designada de Coreia de Huntington é uma patologia do foro neurológico que tem origem num gene anormal. Esta doença é herdada através dos genes e começa a dar os seus avisos a partir dos 35 anos.
A DH é caracterizada por movimentos involuntários (coreia), deterioração intelectual e alterações no comportamento e na personalidade (depressão). A maioria dos indivíduos também desenvolve problemas com a fala, a mastigação e a deglutição provocados pela perda de controlo dos músculos da boca e da garganta.
Esta doença atinge na sua maior fatia, países ocidentais e afecta entre 5 a 10 por cada 100.000 indivíduos, e ocorre em ambos os sexos, embora em diferentes idades.
Os casos de DH em jovens, é mais raro, e tem o seu inicio por volta dos 20 anos e o principal sintoma da doença nos jovens é a rigidez muscular e não os movimentos involuntários.


Juliana Pereira
Fonte: Jasfarma

Sem comentários: